O projeto, realizado em 2018, 2019 e 2020 com grande sucesso, retorna em 2021 com seu objetivo de edição de um livro, a partir da seleção de 40 textos produzidos por alunos do 8º e 9º ano e sua distribuição gratuita na Rede Municipal de Ensino Fundamental do Rio.

Em 2021 abordaremos o tema“Todo amor que houver nessa Vida... Não à violência!” estimulando os jovens a pensarem sobre a importância das diversas formas e objetos desse amor. O amor de uma mãe ou pai, filho(a), amigo(a), vizinho, alguém não específico, animais, natureza, um ideal, uma causa, uma profissão, o amor de casal, entre muitas outras formas de amar.

Como antagonista propomos a violência, não necessariamente uma violência física, mas uma força contrária ao amor ou que busca impedir, nem sempre de forma consciente, o caminho ou o desenvolvimento do amor!

Com o aumento do número de mortes, em função do agravamento da pandemia do Corona Vírus, este ano o projeto continuará 100% à distância, até que esta situação se reverta.

A utilização do GAOPA – Guia de Acompanhamento e Orientação para Professores e Alunos é uma inovação do nosso Prêmio, muito elogiado pelos professores nos anos anteriores. O GAOPA é uma ferramenta EAD inovadora, criada especialmente para o projeto, onde vem traçado o passo a passo para a criação dos textos e onde consta um vasto material complementar para estimular e apoiar os professores e alunos. Nesta ferramenta, disponibilizamos fóruns para interação com dois tutores e a coordenadora do projeto, que acompanharão e auxiliarão em todo o processo. Os professores devem definir a melhor forma de interação com seus alunos, visando a orientação na discussão de ideias sobre o tema e para a criação de textos de forma colaborativa.

Como metodologia, trouxemos o Design Thinking, baseado no livro “Acredite!” de André Bello e Ana Helena Behring Bello, e investimos no otimismo, criatividade e colaboração dos alunos entre si e com seus professores, colocando em prática a liberdade, autonomia e pensamento crítico.

Nosso objetivo é ser um instrumento para que todos possam desenvolver suas habilidades, tendo a literatura como forma de expressão, de interação e desenvolvimento intelectual do sujeito.

Graça Gomes Coordenação Geral e Design Instrucional